Gauchão 2024

Grêmio supera o Juventude por 3 a 1 e conquista o heptacampeonato gaúcho

Tricolor sai perdendo, mas consegue a virada ainda no primeiro tempo e levanta a taça estadual pelo sétimo ano seguido

Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Equipe gaúcha volta repetir feito de 1968

Pela sétima vez seguida o Grêmio é campeão gaúcho. Neste sábado (6), o Tricolor venceu o Juventude por 3 a 1, na Arena, e conquistou o heptacampeonato estadual, empatando a segunda maior sequência da história do clube (1962-1968). 

Gilberto abriu o marcador para o time de Caxias, mas Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes definiram a final para o Tricolor. O jogo de ida, no Alfredo Jaconi, terminou empatado em 0 a 0. Este foi o 43º título da história do Grêmio no Gauchão, dois a menos que o Inter, maior vencedor.

Depois desta conquista, o Tricolor muda o foco para a Taça Libertadores. Nesta terça-feira, às 19h, o Imortal recebe o Huachipato (CHI), pela segunda rodada do grupo C. Enquanto o Alviverde volta a campo no sábado, às 18h30min, diante do Criciúma, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Susto no começo e virada em dois minutos

Em busca do bicampeonato, o Juventude iniciou o jogo calando os quase 55 mil gremistas que lotaram a Arena. Aos cinco minutos, Jean Carlos cruzou para trás buscando Lucas Barbosa. O atacante disputou com o goleiro Caíque e tocou para Gilberto. O centroavante, com o gol aberto, apenas tocou para o fundo da rede. Depois de alguns minutos, o VAR confirmou o gol.

O Grêmio passou a pressionar em busca do empate, criando algumas boas chances. O alívio gremista só veio no fim do primeiro tempo, com o ataque marcando dois gols em dois minutos.

Primeiro, aos 42, Pavón cruzou da direita, Zé Marcos desviou a bola, que sobrou para Cristaldo. O argentino dominou e finalizou com tranquilidade para deixar tudo igual. Dois minutos depois, Pepê roubou a bola no meio e acionou Diego Costa. O centroavante finalizou de fora da área, acertando o canto esquerdo de Gabriel. A bola ainda desviou no volante Caique.

Gol no fim garante o hepta

Com a vantagem no marcador, o Grêmio passou a explorar jogadas de contra-ataque para ampliar, enquanto o Juventude se obrigou a sair mais para o ataque.

Com o retorno de Geromel ao lado de Kannemann, a defesa tricolor apareceu bem, permitindo poucos lances de perigo ao Jaconero. Um deles, o experiente zagueiro quase marcou contra, mas Caíque conseguiu fazer a defesa. 

Mesmo assim o clima de tensão ficou no ar até os últimos minutos. A festa gremista só começou a partir dos 43. Em contra-ataque, Diego Costa recebeu sozinho no meio, protegeu da marcação de Caíque e tocou para Nathan Fernandes, que colocou para o fundo das redes, definindo o título e soltando grito de campeão do torcedor.

Ficha técnica

Grêmio (3): Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Mayk; Pepê (Dodi), Villasanti e Cristaldo (Du Queiroz); Pavón (Nathan Fernandes), Diego Costa (JP Galvão) e Gustavo Nunes (Soteldo). Técnico: Renato Gaúcho.

Juventude (1): Gabriel Vasconcelos; João Lucas (Kleiton), Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Luis Mandaca) e Jean Carlos (Erick Farias); Edson, Lucas Barbosa (Nenê) e Gilberto. Técnico: Roger Machado.

Gols: Gilberto, aos 5' 1T (J); Cristaldo, aos 42' e Diego Costa, aos 44' 1T e Nathan Fernandes, aos 43' 2T (G).

Cartões amarelos: Caíque, Villassanti e Soteldo (G); Jadson, Jean Carlos, João Lucas, Gilberto, Caique e Zé Marcos (J).

Árbitro: Rafael Klein.

VAR: Daniel Bins.

Local: Arena.

Público: 54.158 torcedores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em último jogo-treino antes de estrear na Série A-2, Pelotas vence o Sindicato dos Atletas por 3 a 0 Anterior

Em último jogo-treino antes de estrear na Série A-2, Pelotas vence o Sindicato dos Atletas por 3 a 0

Malgi goleia o Santa Cruz e conquista o bicampeonato da Supertaça Farroupilha Próximo

Malgi goleia o Santa Cruz e conquista o bicampeonato da Supertaça Farroupilha

Deixe seu comentário